Mandalas Terapêuticas
Jornada de autoconhecimento e equilíbrio
As mandalas terapêuticas são um recurso expressivo poderoso que promove o autoconhecimento através da linguagem não verbal. Elas têm a capacidade de revelar padrões do inconsciente e mobilizar potências internas, conduzindo à integração de conteúdos profundos.
“Só pouco a pouco compreendi o que significava propriamente a mandala: 'Formação - Transformação, eis a atividade eterna do eterno sentido'. A mandala exprime o si mesmo, a totalidade da personalidade que, se tudo está bem, é harmoniosa, mas que não permite o autoengano.”- Carl Jung
Assim como os sonhos são utilizados para melhor compreensão de seus significados, o mesmo se aplica às mandalas. Criar uma imagem dentro do círculo é apenas o primeiro passo. Em seguida, é preciso contemplar, perceber e dialogar com o que surge, expandindo a consciência.

Dessa forma, estabelecemos uma ponte entre o consciente e o inconsciente, permitindo-nos conhecer melhor nossos limites, sonhos, desejos e potências, construindo uma vida mais integrada.
“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá-lo de destino.”- Carl Jung
O processo com a mandala terapêutica é extremamente revelador. Nossas paisagens e imagens internas carregam memórias, medos, desejos e potências que, no dia a dia, dificilmente acessamos.



“Uma das maiores forças da mandala reside em sua qualidade de concreto. Em uma série de imagens, podemos VER o que e como nossa energia psíquica se movimenta ao ser tocada pela vida. Saímos do nosso discurso habitual e nos damos conta de como somos de fato, o que é absolutamente transformador.”- Myrian Romero
A mandala terapêutica é inseparável da criatividade. Ao criar uma mandala, mesmo sem conhecimento em arte ou desenho, é possível expressar conflitos, traumas, impulsos e desejos de forma inédita, acessando perspectivas e soluções que vão além da linguagem verbal.
Esse processo não apenas revela o que está sendo vivido, mas também abre caminhos para elaborar emoções, despertar possibilidades de compreensão e ação que o discurso condicionado e limitante não permite.
A mandala é, em si, uma manifestação do fluxo criativo de quem desenha e, nesse sentido, move possibilidades diante do que foi revelado, que anteriormente sequer foram consideradas.
“As mandalas que fazemos são como janelas para o mundo interior... Com o que vemos nas mandalas, podemos viver a vida com mais consciência, compreensão e apreciação.”- Suzanne Fincher
Criar mandalas contribui efetivamente para sustentar o contato com o centro da psique de quem desenha, impulsionando o ser para uma vida mais plena e realizada.
- Contribui para o aumento do bem-estar
- Alivia o estresse e ansiedade
- Facilita alívio seguro da carga emocional
- Favorece a conexão a força interior adormecida
- Aumenta a capacidade de foco e centramento
- Estimula a intuição e desenvolve a meditação
As mandalas, no setting arteterapeutico, potencializam o processo de autodescoberta, transformação e reestabelecimento da saúde e equilíbrio emocional. Com o método do CEIMAS, do qual sou formada, é possível estruturar e aprofundar o acompanhamento do cliente.
Pronto para começar sua jornada?
Dê o primeiro passo e agende sua sessão. Estamos ansiosos para te acompanhar nessa transformação!
Agendar Agora